Logo Caravelas Consultoria

EBIT|NIELSEN: VAREJO ONLINE DO BRASIL CRESCE 23,6% E SUPERA EXPECTATIVAS COM FATURAMENTO DE R$3,2 BILHÕES NA BLACK FRIDAY

Logo Ebit|Nielsen
Pedidos via mobile têm alta de 103%

São Paulo, 30 de novembro de 2019. O varejo online brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões na Black friday 2019 (quinta e sexta-feira), segundo dados da Ebit|Nielsen, referência na mensuração de dados de comércio online no Brasil. O número é 23,6% maior ao registrado no mesmo período do evento em 2018, quando as vendas totalizaram R$ 2,6 bilhões. O tíquete médio teve uma pequena queda de 1,1% frente ao ano passado (R$ 608), ficando em R$ 602.

"Os números da Black Friday comprovam que o evento já faz parte do calendário de compras do brasileiro, com crescimento ano a ano. Nesta edição, vemos que as pessoas compraram diferentes tipos de produtos, ou seja, a alta não foi puxada apenas pelos mais caros. Do ponto de vista do varejo, observamos players tradicionais ainda mais preparados, com entendimento do que o mercado queria. Somado a isso, lojas que não tinham feito uma BlackFriday anterior tão boa e lojas/marcas que apesar de já existirem online, fizeram a sua primeira grande BlackFriday este ano. Esses fatores, junto a um consumidor preparado para comprar online, ajudaram a garantir o sucesso da Black Friday 2019", destacou a líder de Ebit|Nielsen, Ana Szasz.

Durante a quinta e sexta-feira (28 e 29 de novembro) foram registrados 5,33 milhões de pedidos, expansão de 25% na comparação com o mesmo período do ano anterior (4,27 milhões).

VENDAS VIA MOBILE PASSAM DE 55% DO TOTAL DE PEDIDOS

As vendas durante a Black Friday confirmam a tendência do consumidor de adquirir a partir de dispositivos móveis. Assim como no ano passado, esse movimento foi crescente e nas 48 horas entre a quinta e a sexta-feira de 2019, a EbitINielsen identificou que 55% dos pedidos foram feitos a partir de celulares. Na comparação com 2018, a alta foi de 103%. O faturamento via mobile neste ano chegou a R$ 1,7 bilhão, enquanto nos mesmos dias do ano passado foi de R$ 830 milhões, uma expansão de 95%. O tíquete médio para a compras por esse meio foi de R$ 574, frente aos R$ 552 do ano anterior, alta de 4%.

"Já vínhamos falando ao longo do ano sobre "Mobile First" (dispositivos móveis em primeiro lugar) e de fato essa BlackFriday se consolidou como o evento onde mais compras foram feitas por este formato. Garantir uma boa experiência mobile foi o diferencial para bons resultados", explica Szasz.

NÚMERO DE NOVOS CONSUMIDORES ONLINE CRESCE 12%

As promoções online da Black Friday 2019 levaram 418 mil brasileiros a comprar pela primeira vez via internet, uma alta de 12% em relação a 2018. A base total de compradores online no Brasil neste ano foi de 2,85 milhões, uma expansão de 18,1% versus a mesma data no ano passado.

Entre os motivadores para a adesão ao varejo online pelos brasileiros, a EbitINielsen destaca que Instagram ultrapassou o Facebook e se tornou a mídia que mais motiva as compras.

Motivadores Black Friday 2019

PARTICIPAÇÃO POR REGIÕES

No recorte regional, a Ebit|Nielsen indica que na quinta-feira de Black Friday 2019, a região Sudeste liderou o volume de pedidos com 64%, seguida pelo Sul com 14%. O Nordeste aparece logo após com 12% das compras, Centro-Oeste com R$80 milhões e, por último, o Norte com 3%

Black Friday Region 2019

BLACK FRIDAY PROLONGADA E CYBER MONDAY

As promoções de Black Friday não se encerraram nesta sexta-feira (29/11), muitos varejistas devem continuar com as promoções ao longo deste sábado e domingo. A EbitINielsen seguirá com seu monitoramento ao longo destes dias e, pela tendência dos últimos dias, os consumidores devem continuar comprando.

Para quem deseja comprar produtos eletrônicos e de informática, na segunda-feira (02/12) acontece a Cyber Monday, data também importada do calendário do comércio norte-americano destinada a produtos destas categorias.

Icon Time Nielsen

PERÍODO: Bases comparativas entre os dias que abrangem a Black Friday (00h00 de quinta e 23h59 da sexta-feira) em 2019 - 28 e 29 de novembro - e em 2018 - 22 e 23 de novembro.

SOBRE A EBIT|NIELSEN: Presente no mercado brasileiro desde 2000, a Ebit|Nielsen (www.ebit.com.br) acompanha a evolução do varejo eletrônico desde o seu início, sendo a maior referência em inteligência competitiva para o e-commerce no país. Por meio de um sofisticado sistema, os dados da ordem do pedido são coletados em tempo real dos varejistas online. São mais de 30 milhões de pesquisas coletadas em mais de 25 mil lojas virtuais conveniadas.

CONTATO IMPRENSA - CARAVELAS

Tiago Pariz - 11 98685-1041 ₋ tiagopariz@caravelasconsultoria.com